Rei Momo: o dono do carnaval!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


Apesar de ser uma festa popular, o carnaval tem um dono sim. Um dono, aliás, beeeem pesado e que gosta de aproveitar toda a folia até o fim. O nome dele, se você ainda não sabe, é Rei Momo, e sua história nós vamos contar agora!
Na Mitologia Grega Momo era a divindade responsável pelo sono e pela noite, mas ele não queria saber de dormir não. Na verdade o Momo era um brincalhão, cujo passatempo era azucrinar os outros deuses.
Por causa do seu mau comportamento ele foi expulso do Olimpo.
Já na época do Império Romano eles aproveitavam a festa do deus Saturno e escolhiam um soldado para ser o Rei Momo. Ele era coroado e durante a festa podia beber, comer e se divertir o quanto quisesse. O problema é que depois da festa os outros soldados pegavam o Momo e o sacrificavam no altar do deus Saturno - que azar!
No Brasil o Rei Momo só foi aparecer na década de 1930, quando no carnaval do Rio de Janeiro o jornal A Noite coroou um boneco e desfilou pelo centro da cidade com ele. A ideia fez tanto sucesso que nos anos seguintes os jornalistas resolveram eleger um Rei Momo de verdade, escolhendo o redator mais gordinho do jornal para a tarefa.
Foi por causa disso que o Rei Momo ganhou essa aparência robusta aqui no Brasil. Aliás, o que começou como uma brincadeira ficou tão sério que a escolha do rei brincalhão virou lei estadual no Rio de Janeiro! E parece que hoje em dia cada cidade do País elege o seu próprio Rei Momo.
Olimpo: era o monte onde viviam os deuses da Grécia Antiga, inclusive o fanfarrão do Momo!

0 comentários: